CORRETIVOS ORGÂNICOS DO SOLO
FERTILIZANTES MINERAIS
Para que as plantas se mantenham vivas e saudáveis, é fundamental sua exposição à agua e ao ar, os quais lhes proporcionam carbono, oxigênio e hidrogênio. Mas a qualidade do solo é também de grande importância. O mesmo deverá conter certos elementos químicos, dos quais, caso carecer, será necessário incorporar alguns fertilizantes. Se as plantas de nosso jardim adoecerem facilmente ou não crescerem como é devido, certamente seja por causa de uma falta de nutrientes no solo, imprescindíveis para sua vitalidade.
Nesses casos, devemos reforçá-lo com fertilizantes. Mas… o que é a fertilização? É, justamente, a adição de produtos que subministram elementos nutritivos às plantas. A ideia é acrescentarmos esses produtos para obtermos, assim, um solo de maior qualidade.
Mas... o que é a fertilização?
É, justamente, a adição de produtos que subministram elementos nutritivos às plantas.
Os fertilizantes dividem-se em três categorias: primários, secundários e micro-elementos. No primeiro grupo, encontram-se o nitrogênio, o potássio e o fósforo, os quais, em geral, o solo contém sem maiores dificuldades. Os elementos secundários são o cálcio, o enxofre e o magnésio, que também costumam ser encontrados com facilidade no substrato. Já os micro-elementos são apenas necessários em pequenas quantidades. No entanto, são também essenciais, porque, se faltarem, bloqueia-se a absorção tanto dos elementos primários como dos secundários.
Para manter suas plantas bonitas e saudáveis, você deverá aplicar esses fertilizantes com regularidade, tanto no verão como no inverno. Desse modo, seu jardim receberá todos os nutrientes necessários. Outra informação muito útil é utilizar húmus para dar ao solo uma textura mais esponjosa.