Casca de
Pinheiro

Pedras
Decorativas

Pedras
Naturais


Esculturas

A primeira informação conhecida de decorações de jardins na cultura ocidental remonta aos antigos jardins romanos. Um grande número de exemplos foram encontrados nas escavações das cidades de Pompéia e Alexandria. Desde esse tempo até ao nosso século vários estilos de decoração de jardins foram surgindo nomeadamente o jardim Renascentista Italiano e o Jardim à la Française foram os exemplos de estilos de criação de formas de jardins e paisagens.

A tradição asiática de fazer decorações de jardim, muitas vezes funcionando em associação com os princípios do Feng Shui, também se perde no tempo. Os quase eternos jardins chineses, ornamentados com rochas naturais e a arte Coreana de trabalhar a pedra, os jardins japoneses de pedra Zen com significados simbólicos e qualidades ornamentais naturais também são muito apreciados ainda hoje.

A decoração de jardins com pedras é uma solução limpa, económica e de baixa manutenção.

Decorações que utilizam elementos da natureza como as plantas, flores e pedras conseguem dar mais vida aos ambientes, fazendo com que eles fiquem mais agradáveis. Além de deixar o local mais natural, ele também fica mais elegante, bastando fazer as combinações corretas.

As pedras no jardim são utilizadas de muitas formas e têm muitos significados. Na cultura oriental, pedra significa conhecimento, longevidade e principalmente eternidade. A utilização de pedras é considerada pelos mestres na arte de criação de jardins, como o elemento mais difícil de ser trabalhado com harmonia. Quando uma pedra é escolhida para um jardim, a altura, textura, cor, profundidade, movimento visual, tudo tem que ser pensado com antecedência.

Uma pedra de grande e médio porte nunca é colocada sobre na terra, deve-se enterrar parte de sua estrutura para ela “nascer” do chão e o observador não saiba o quanto dela está em baixo da terra, como um iceberg.

Usar pedras no jardim aumenta a sensação de um ecossistema que já estava presente. Existem várias formas de se decorar um jardim com pedras, seja pequeno ou grande. Elas tem muitas funções e podem ser colocadas nos canteiros, nos vasos de plantas e flores, em cascatas, no entorno de fontes e lagos e também para determinar caminhos. Entre as mais usadas estão as gravilhas, que dão um ar de modernidade e charme ao ambiente as pedras roladas são utilizadas em vasos e canteiros por exemplo. Já a pedra pintada é uma opção para ousar no visual, com cores diferentes.