Pellet de madeira é um biocombustível que usa como matéria-prima resíduos como a serragem ou maravalha. Os pellets são pequenos granulados em formato cilíndrico que possuem entre 6 e 8 milímetros de diâmetro e entre 10 à 40 milímetros comprimento. Para a produção de pellets são utilizados resíduos com humidade abaixo de 10%, isto permite que o pellet seja queimado com alta eficiência. Para que o pellet tenha um rendimento melhor é necessário misturar diferentes tipos de madeira com poder calorífico elevado.
Vantagens:
Combustível limpo: O pellet é considerado um combustível limpo, isso porque durante sua combustão em caldeiras a emissão de compostos químicos muito reduzido, tornando a queima de pellets uma das formas de extração de energia menos poluente.
Combustão eficiente: Devido ao baixo teor de humidade do pellet, a sua combustão é mais eficiente, sua chama é estável e queima por mais tempo que outros combustíveis.
Alto poder calorífico: O pellet por ser um resíduo tão compacto possui um poder calorífico mais elevado que outros tipos de resíduos, como a lenha por exemplo.
Reciclagem: Para a produção de pellets de madeira não é necessário que árvores sejam cortadas, pois o pellet pode ser feito a partir de restos de madeira de serrarias e pedaços de madeira que normalmente são descartados, como: cascas, refilos, costaneiras, lascas, etc.
Energia Renovável: Assim como outros tipos de biomassa, o pellet também é um tipo de energia renovável e podemos encontrá-la durante todo o ano.
Armazenagem: Cerca de 1 tonelada de pellet é equivalente a 1 tonelada e meia de madeira, o que significa que o local para armazenagem pode ser reduzido, além disso, o uso do pellet é muito mais higiênico, pois mantêm o ambiente limpo, sem folhas e insetos.