Substrato é basicamente, o meio no qual se desenvolvem as raízes das plantas cultivadas em recipientes fora do solo, ou seja, é a “terra” colocada nos vasos e jardineiras, e tem a função de dar suporte às plantas, regular a disponibilidade de nutrientes, água e oxigênio para as raízes. Pode ser formado de fontes minerais e ou orgânicas, de uma ou de vários tipos de materiais diferentes.
O substrato necessariamente deve ser melhor que o solo em todas as características, pois deve proporcionar à planta:
- Um maior aproveitamento da água aplicada;
- Fornecendo o ar necessário às trocas de gases e respiração das raízes;
- Permeabilidade, dando condição às raízes de desenvolvimento;
- Firmeza, propiciando suporte e ancoragem à planta;
- Densidade e volume constante, seco ou molhado;
- Não permitir mudanças bruscas de pH (acidez);
- Reter os nutrientes necessários ao desenvolvimento da planta;
- Alta estabilidade, evitando compactação;
- Resistência á decomposição e apodrecimento;
- Inexistência de agentes causadores de doenças e pragas;
- Inexistência de sementes de quaisquer tipos de plantas.
A nossa gama de substratos é obtida por compostagem aeróbica de material vegetal e resíduos de esterco curtido, cuidadosamente selecionados e analisados...
Podem ser utilizados vários tipos de materiais para compor o substrato, trazendo as características necessárias. Não existe uma receita para se preparar um substrato ótimo que supra as necessidades de todos os tipos de plantas que você queira cultivar, por isso são necessários testes com o material que se tenha em mãos para a produção de um substrato que atenda às suas necessidades.
Lembramos que estes materiais por si só não disponibilizam os nutrientes necessários ao desenvolvimento satisfatório da planta, por isso independente do uso desses materiais, ainda assim é necessária a adição de adubos químicos ou minerais, que fornecerão os nutrientes e regularão o pH.
A nossa gama de substratos é obtida por compostagem aeróbica de material vegetal e resíduos de esterco curtido, cuidadosamente selecionados e analisados, enriquecidos com um fertilizantes equilibrados. O processo de compostagem é controlado pela temperatura e controles de ventilação para assegurar a qualidade dos produtos obtidos em termos de principais características físico-químicas de estabilidade/maturação.
Vantagens dos substratos DU VITOR:
- Selecção e controlo das matérias-primas;
- Acompanhamento do processo de compostagem;
- Análises físico-químicas e de estabilidade/maturidade dos produtos finais;
- A rastreabilidade do produto.
O resultado é um substrato de qualidade e ambientalmente equilibrado que suas plantas vão agradecer.